Imagem do logo do Centro de Memória da Amazônia


BIBLIOGRAFIA SOBRE O CMA


Esta seção reúne alguns trabalhos (artigos, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, etc.) que abordam aspectos da história, organização e relevância social do Centro de Memória da Amazônia. O objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento produzido sobre a instituição, seu acervo e importância.




BARBOSA, Raíssa Santos. “SALVAGUARDA DA COLEÇÃO DE PROCESSOS E LIVROS CARTORIAIS DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARÁ-BRASIL (1818-1970)”: um projeto do Centro de Memória da Amazônia para o Endangered Archives Programme da Biblioteca Britânica. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Faculdade de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025.


Resumo: O relatório que segue apresenta as atividades desenvolvidas durante o projeto intitulado "Salvaguarda da Coleção de Processos e Livros Cartoriais do Tribunal de Justiça do Pará – Brasil (1818-1970)", realizado pelo Centro de Memória da Amazônia (CMA) em parceria com a Biblioteca Britânica (Reino Unido). O objetivo do projeto era promover o tratamento, a catalogação e a digitalização de processos criminais e livros cartoriais pertencentes ao Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE/PA), cujo acervo está salvaguardado pelo CMA desde 2007. Com a participação de uma equipe de bolsistas do curso de história da Universidade Federal do Pará (UFPA), a metodologia de trabalho do projeto envolveu atividades de leitura dos processos para preenchimento de uma planilha de metadados fornecida pela Biblioteca Britânica, além da digitalização dos documentos em mesas iluminadas e com suporte para câmeras profissionais. Após a captura de imagens, elas eram salvas em formato TIFF e armazenadas em discos rígidos externos com cópia de segurança na plataforma de armazenamento virtual sharepoint. A digitalização foi realizada em um período de 21 meses. Como resultado, foram digitalizados 3.586 processos criminais e inquéritos policiais, que ficarão disponíveis no site do Endangered Archives Programme e do Centro de Memória da Amazônia. A digitalização do acervo do Tribunal de Justiça do Pará, que abrange mais de dois séculos de documentos sobre justiça, crime, modos de vida e outros temas, contribui com as reflexões acerca da história social da Amazônia, preservando informações e abrindo novas oportunidades para pesquisadores e a sociedade civil.


Acesse aqui


CATUNDA, Eronice Visgueira Sampaio. Testemunhos escritos da Amazônia: a gestão de acervos do Poder Judiciário no Pará (1991-2021). Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022.


Resumo: A pesquisa desta dissertação objetivou analisar o processo de gestão, organização e tratamento do acervo judiciário do Tribunal de Justiça do Pará-TJPA, considerando os convênios com instituições públicas e sociedade literária como estratégia de garantia da preservação do acervo e democratização do acesso a documentação à sociedade em geral, utilizando como recorte de tempo o ano de 1991-2021, onde inicia-se com a provação da Lei de Arquivos. O problema central da pesquisa é demonstrar a importância dos documentos históricos judiciário do TJPA, sob a guarda da Universidade Federal do Pará considerando as ações desenvolvidas nos três pilares de sustentação desta Instituição de Ensino: ensino, pesquisa e extensão. Neste sentido, no decorrer do trabalho há ênfase em algumas ações, considerando linhas de atuação, seus alcances e percalços. As implicações de uma gestão documental administrativa adequada podem enriquecer a construção democrática a partir da preservação dos acervos judiciários, que mais do que informar, trazem em seus registros modos de vidas, culturas, economia, política e sociedade, e geram discursos necessários que se revelam no presente e são atualizados como fontes históricas para o ensino, pesquisa e extensão. Portanto, é possível perceber que este leque de possibilidades vem sendo desenvolvido por discentes, técnicos e docentes de diferentes instituições de ensino demonstrando o estreitamento das relações entre acervos documentais, ensino, pesquisa e extensão.


Acesse aqui


FERREIRA, Victoria Ketery Costa. Análise paleográfica de um auto cível de casamento (1899) do acervo do Centro de Memória da Amazônia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2024.


Resumo: Essa pesquisa tem como tema a Paleografia e apresenta uma análise paleográfica de um documento manuscrito do acervo permanente do Centro de Memória da Amazônia (CMA). O interesse na escolha dessa temática surgiu a partir do contato com a disciplina de Paleografia e na percepção da importância do campo de estudo da mesma. Realizou-se a leitura e transcrição do manuscrito, seguida da identificação e análise dos aspectos gráficos desse documento. Sob a ótica metodológica, essa pesquisa tem caráter exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental. A metodologia de pesquisa abordada propiciou aprofundamento dos conceitos de Paleografia, escrita, manuscrito e arquivo permanente, visando compreender como a tema da pesquisa e seus alicerces dialogam entre si. Além da compreensão por meio da pesquisa bibliográfica e documental, sobre a relevância histórica do documento para demonstrar as questões sociais, políticas e econômicas envolvidas no contexto de produção do manuscrito. Em suma, se reafirma que a Paleografia contribui com a democratização do acesso, recuperação da informação e salvaguarda da memória.


Acesse aqui


GUZMÁN, Décio Marco Antônio de Alencar; OLIVEIRA JUNIOR, A. O.; BOMBARDI, F. A. O Centro de Memória da Amazônia e a História Demográfica: Documentação Cartorária de Belém do Pará (1800-1822). In: SCOTT, A. S. V.; FLECK, E. C. D. (Org.). A corte no Brasil: população e sociedade no Brasil e em Portugal no início do século XIX. 1ªed.São Leopoldo: Oikos; UNISINOS, 2008, p. 104-116.


Introdução: A documentação relativa aos primórdios do século XIX sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia, órgão da Universidade Federal do Pará, é extremamente volumosa e rica em elementos de estudo para a História Demográfica.

Selecionamos nesta comunicação alguns testamentos e inventários post-mortem procedentes de alguns cartórios de Belém do Pará, entre os anos 1800 e 1822, como exemplo de fontes históricas atualmente sob a guarda do Centro de Memória. Entre outros temas, serão apresentados nesta comunicação as características dos casamentos e famílias de escravos forros; os testamentos de clérigos e de mulheres num duplo contexto: primeiro, no contexto institucional de formação do acervo de documentos históricos do Centro de Memória da Amazônia e depois, no contexto paraense da época em que os Bragança chegam ao Brasil.


Acesse aqui


MARTINS, Elane Epifane; MARTINS, Eliane Epifane. Centro de Memória da Amazônia no processo de preservação da memória social: a iniciativa que salvou parte da história do Estado do Pará, sob o risco de deterioração. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, 2014.


Resumo: Este artigo pretende mostrar a importância da iniciativa do Centro de Memória da Amazônia (CMA) no processo de preservação da memória social do Estado do Pará, quase deteriorada pelo tempo e esquecida pela sociedade paraense. Mostra o surgimento do Centro de Memória da Amazônia e o objetivo de divulgar a história de documentos jurídicos de uma época pouco conhecida entre a sociedade paraense, além do propósito da investigação entre acadêmicos de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento. Defini a importância da preservação documental e o processo de levantamento, divulgação e digitalização dos documentos dentro do CMA. Apresenta os projetos desenvolvidos a partir do levantamento parcial no acervo, sobre assuntos e momentos relevantes da história da região Amazônica, com intuito de organizar a informação para fins de pesquisas nacionais e internacionais de pesquisadores. Analisa como é realizada a gestão documental e a disponibilidade do acervo ao público. Identifica a realização da busca e recuperação da informação dentro do CMA e quais as formas de preservação e conservação dos documentos. A metodologia utilizada é a pesquisa in loco e pesquisa bibliográfica de autores que definem o conceito de memória social, preservação, conservação de documentos e gestão documental, além da explanação de conteúdos contidos no site e blogger do Centro de Memória da Amazônia. Finaliza informando a importância do CMA para a preservação da memória social do Estado do Pará, e a relevância da investigação científica sobre memória coletiva e principalmente a gestão da informação como fundamento da preservação da memória documental.


Acesse aqui


PACHECO, Erike Gomes. Análise do projeto Estatutos e Associativismo na Amazônia Brasileira: as contribuições e os passos para a historiografia paraense (2023-24). 2025. Trabalho de Curso (Licenciatura em História) - Faculdade de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025.


Resumo: Este estudo é um relatório das atividades efetivadas dentro do projeto de pesquisa intitulado de Estatutos e Associativismo na Amazônia brasileira: Estudos sobre a documentação estatutária de associações culturais, comerciais, políticas, religiosas, recreativas, esportivas e profissionais do Pará (1835-1988). O citado projeto visou investigar, criar e divulgar instrumentos de pesquisa, mecanismos de busca, eventos e obras que possibilitem ampliar o acesso em rede ao acervo normativo dos Estatutos de associações e cooperativas civis sob a guarda do Centro de Memória da Amazônia (CMA-UFPA) interligando este acervo a outros dois congêneres vinculados ao Arquivo Público do Estado do Pará (APEP-SECULT-PA) para o período entre 1835 e 1988. Realizamos, dentro desse objetivo mais amplo, auxiliar na construção dos catálogos correspondentes a um levantamento documental de fôlego, o recebimento das visitas guiadas pelo nosso acervo no espaço físico do Centro de Memória da Amazônia e a oferta das disciplinas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação de História da Universidade Federal do Pará sobre os estatutos. Em prol das pesquisas futuras sobre o associativismo paraense, foi necessário um debate historiográfico sobre a temática a partir do contexto nacional até as nossas problemáticas locais. Ao término da pesquisa nos foi possível afirmar os seguintes pontos: a relevância dos projetos de pesquisa realizados no CMA; a necessidade contínua de fomento à pesquisa neste acervo; existência de determinadas lacunas na historiografia paraense sobre o associativismo.


Acesse aqui


SOUSA, João Henrique da Rocha. O blog do Centro de Memória da Amazônia sob o prisma da história digital (2010-2013). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) - Faculdade de História, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2025.


Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo analisar a importância do blog do Centro de Memória da Amazônia (CMA), instituição patrimonial vinculada à Universidade Federal do Pará (UFPA) criada em 2007, a partir de um convênio realizado entre a UFPa e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA). Criado em 2010, o blog, em conjunto a outras mídias sociais, possibilitou uma maior interação entre o público, a documentação histórica e a própria instituição, promovendo a acessibilidade e o interesse pela história da região. A pesquisa, de caráter interdisciplinar, integrou abordagens da História, Comunicação e Ciências da Informação, combinando métodos quantitativos e qualitativos, para compreender a utilização, a produção e a divulgação do blog. Os resultados indicam que o blog teve um papel fundamental na divulgação do acervo, possibilitando a interação do público com a documentação e promovendo eventos acadêmicos e culturais para o grande público. A interrupção do blog em 2013 reflete a migração para plataformas mais dinâmicas, como o Facebook, que acompanha as mudanças na forma de consumo da informação no meio digital. Conclui-se que a experiência do blog do CMA representa a introdução das instituições arquivísticas e culturais para o ambiente digital e sua importância como um "lugar de memória" acessível ao público no meio digital.


Acesse aqui


SOUZA, Renan Ismael Martins; COSTA, Elisangela Silva da; COELHO, Maria Elvira Rodrigues. Cartografia do movimento associativista no Pará - uma análise bibliométrica do acervo estatutos pertencentes ao Centro de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará e ao Arquivo Público do Pará. Ciência Inclusiva e Global: Métricas, Dados e Infraestruturas, v. 9, p. 1-5, 2024.


Resumo: O presente estudo tem o objetivo principal de elaborar uma análise bibliométrica dos estatutos integrantes dos acervos do Centro de Memória da Amazônia da Universidade Federal do Pará e do Arquivo Público do Pará. No tocante aos objetivos específicos, almejou-se: a) identificar a materialidade mais frequente no corpus em estudo; b) investigar subséries mais frequentes que categorizam os estatutos; c) mapear a localização das associações; e, d) reconhecer as editoras que mais publicaram os estatutos analisados.


Acesse aqui


SPANNER, Júlia Ramos. Arquivos e sua importância para a memória: uma análise do Centro de Memória da Amazônia. Trabalho de Curso (Bacharelado em Arquivologia) – Faculdade de Arquivologia, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.


Resumo: O estudo arquivístico está cada vez mais ampliando o seu alcance, mesmo se tratando de uma área de pesquisa relativamente nova, muito se tem discutido sobre os princípios básicos de arquivologia, entre eles a noção de arquivo e a sua importância. Acerca disso, suscitou a indagação acerca da importância de guardar memórias, isto é, a importância do arquivo para a sociedade em geral, para tanto, foi de suma importância para este estudo considerar que os conceitos de memória e arquivos estão correlacionados, e por essa razão não podem ser dissociados. Para tanto se considerou como campo de pesquisa o Centro de Memória da Amazônia – CMA – e dois projetos desenvolvidos no mesmo (Projeto Imigração e Projeto Inquisição na Amazônia), além da realização de uma pesquisa bibliográfica que levasse em consideração o par memória-arquivo, das quais se destacam produções monográficas e publicações de periódicos nacionais. Com as informações teóricas reunidas, foi possível compreender a importância da memória em arquivos para a sociedade do Estado do Pará, uma vez que os processos inquisitoriais e os registros imigratórios contam uma parte da história paraense e sua formação. Sem estas informações não seriam possíveis precisar a quantidade ou quais as influências que a cultura local sofreu no decorrer do tempo, nem tornar conhecidos os descendentes destes imigrantes ou as influências que os processos causaram na sociedade paraense.


Acesse aqui